BlogBlogs.Com.Br Blog cadastrado no Rec6

sexta-feira, 24 de julho de 2009

[ÍDOLOS] Leônidas da Silva - Bicicleta lapidada à diamante


Nasceu no Rio de Janeiro, em 06 de setembro de 1913. Na infância foi torcedor do Fluminense (à lá Telê?), começando sua carreira no São Cristovão em 1923, no infantil. Apareceu na seleção brasileira em 1929 e disputou as copas de 1934 (péssima campanha da equipe, no entanto Leônidas marcou o gol de honra da seleção na competição) e 1938 (Foi artilheiro da Copa, melhor jogador do Mundial, porém o Brasil ficou em terceiro lugar). Por motivos de Guerra, as copas de 1942 e 1946 não ocorreram, prejudicando o mito. O Diamante Negro (que tem um chocolate em sua homenagem até hoje!) era, para o mundo, o brasileiro mais conhecido. Chegou ao Tricolor Paulista em 1942, sendo recebido por mais de 10 mil pessoas na estação de trem da Luz, e conquistou, na década, cinco títulos estaduais! Isso mesmo, cinco títulos paulistas de forma impressionante, sendo o de 1946 invicto! Virou ídolo (O museu do SPFC tem uma réplica do Leônidas executando a bicicleta). O detalhe é que o mago das bicicletas já realizou sua jogada mais famosa no terceiro jogo pelo Mais Querido. E contra quem? O Palestra (Palmeiras, hoje em dia). A sua bicicleta mais famosa foi jogando pelo SPFC contra o Juventus - SP, 8 x 0. A foto é histórica e é essa que está postada aqui.

Alguns jogadores de hoje que se julgam craques, deveriam ter visto esse gênio da bola. Isso que é pedalar! Mas não essas pedaladas que muito perna de pau consegue executar, e sim pedalar uma bicicleta. Não uma bicicleta qualquer. Uma bicicleta executada por quem a projetou. Ninguém pode fazer melhor do que quem criou. E o mago das bicicletas não só imaginou a beleza do lance na mente, como executou com perfeição. Toda vez que o Diamante Negro executava a joagada, era como se o tempo parasse. Como se o jogo não tivesse mais qualquer importância tamanha a beleza, a plástica, o brilho daquele momento. O encantamento do público era claro. Lance único, lance mágico, lance que só o Diamante poderia nos presentear com tanta maestria.
Leônidas abandonou os gramados em 51 e seguiu no futebol como dirigente do SPFC e técnico e após desistir destas carreiras, seguiu como comentarista de futebol no rádio. A última Copa que o gênio comentou foi a de 74. Teve de interromper sua carreira de comentarista devido à sua doença: Mal de Alzheimer. Morreu em 2004 por complicações relacionadas à mesma. Seu tratamento foi inteiramente custeado pelo São Paulo Futebol Clube, instituição que sempre buscou agradecer por tudo. Até o fim.

"Brilhará para sempre no coração tricolor, assim como um diamante brilha para a eternidade. "
Alguns títulos do Diamante Negro:

Campeonato Carioca (1934) - Vasco da Gama
Campeonato Carioca (1935) - Botafogo
Campeonato Carioca (1939) - Flamengo
Campeonato Paulista (1943, 45, 46, 48 e 49) - São Paulo
Copa Rio Branco (1932) - Seleção Brasileira
Copa Roca (1945) - Seleção Brasileira
3º lugar na Copa do Mundo (1938) - Seleção Brasileira
Fonte: Site Oficial.
Gols:
Seleção Brasileira: 37 Gols em 37 Jogos
São Paulo: 140 Gols em 211 Jogos
Flamengo: 142 Gols em 179 Jogos
Fonte: Site Oficial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam Bem-vindos, tricolores ou não. Critique, elogie, dê seu parecer!