BlogBlogs.Com.Br Blog cadastrado no Rec6

quinta-feira, 9 de julho de 2009

[ÍDOLOS] Arthur Friedenreich - Maior que Pelé?


Nasceu em 18 de julho de 1892 e morreu em 1969. O fato de ter brilhado nas décadas de 10, 20 e 30 impedem que os mais novos conheçam visualmente seu futebol. Apenas por ouvir falar e ler. Aliás, ouvir falar muito bem. Há quem diga que Fried foi melhor que Pelé, fato que é impossível de ser comprovado por falta de imagens. Para amenizar esse pecado, dá para provar um fato: Fried fez mais gols que o rei do futebol. Inclusive a rede globo entrega todo ano o prêmio artilheiro Friedenreich para o goleador do campeonato brasileiro. Fried tem 1.391 gols de acordo com a FIFA. O craque era filho de imigrante alemão com lavadeira negra brasileira, portanto era mestiço e só jogou nos grandes clubes, onde a elite branca era dominante, pelo fato de ser descendente de europeu. Teve a chance de disputar a Copa do Mundo de 1930, mas, pelo fato de não haver nenhum paulista na comissão técnica da seleção, o presidente da liga paulista não permitiu jogadores de clubes de São Paulo no Mundial. O interessante é que "El Tigre" começou a praticar o esporte utilizando a bexiga de um boi como bola.
Atuou em clubes como Ypiranga, Paysandu, Mackenzie, Americano, Paulista, Paulistano, Flamengo, entre outros, até chegar ao São Paulo da Floresta, clube precurssor do São Paulo FC e que é considerado por muitos como SPFC. Isso mesmo, pra muito torcedor tricolor Fried atuou no SPFC, considerando então 1930 como a data da fundação do clube e o Campeonato Paulista de 1931 como título. Título esse que já foi considerado pela Placar. Hoje, inexplicavelmente, não mais. Fried transformou um clube recém criado em competitivo, angariando torcedores por todas as partes, torcedores esses que se transferiram imediatamente para o São Paulo FC, que foi fundado com o mesmo uniforme, torcida e "estrutura" do homônimo da Floresta, aliás, esse é outro argumento para boa parte dos estudiosos afirmarem se tratar do mesmo Clube. "El Tigre" encerrou sua carreira em 1935, data em que o São paulo FC é fundado oficialmente, com esse nome.
Fried foi craque, foi gênio, é o grande nome do glorioso São Paulo da Floresta. Uma mudança de nome não tira do torcedor tricolor o prazer de tê-lo como grande ídolo e de bater no peito e gritar: Fomos campeões paulistas em 31 com o gênio Friedenreich. Justo! Quem viu, viu. Quem não viu, pena. Se ele foi melhor que Pelé, ninguém sabe, ou melhor, até pode saber, mas não tem como provar. Obrigado por tudo, Gênio!


Um comentário:

  1. http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.aspx?cmm=22977&tid=5356479196343310345&na=2&nst=28

    tópico na comu do SPFC no orkut.

    ResponderExcluir

Sejam Bem-vindos, tricolores ou não. Critique, elogie, dê seu parecer!